segunda-feira, 19 de abril de 2010

Desenhar Cemitérios - 1ª Fase de Ampliação do Cemitério Municipal de Vila Franca de Xira

Em Portugal, salvo raríssimas excepções, os espaços cemiteriais, foram esquecidos do planeamento urbano. A verdade é que hoje nos sentimos incomodados com a falta de manutenção, lotação e soluções de remendo que acentuam a sua degradação.

O cemitério é um espaço de despedida e de recordação de entes queridos, não tem muito mais aspirações, mas isso não quer dizer que o ambiente seja deprimente.

Na concepção do espaço em geral, tal como nos locais de culto e de meditação, desenvolvem-se estados de espírito que reflectem os valores em que se acredita, há que intervir, dignificando as memórias e os lugares através de concepções arquitectónicas que passem a constituir novas referências para sociedade.

A ideia de património nasce do confronto de ideias, revitalizando-se sempre em função das necessidades do presente, como um elo moderador de gerações, evocando um tempo que se quer manter vivo num apelo à afectividade da emoção.

A utilização de novas soluções técnicas podem contribuir para uma melhoria da qualidade espacial, que incentive e estimule a espiritualidade do lugar e facilite a transição de mentalidades e valores de memória colectiva sobre o processo de inumação dos corpos.

Em 1999-2001, por Concurso-Convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, realizámos o primerio projecto na área cemiterial. Tratou-se do primeiro projecto de Ampliação do Cemitério Municipal de Vila Franca de Xira.

Foi opção da edialidade a utilização de nichos de decomposição aéróbia do Sistema DUWE, atão apenas aplicados em Portugal no Cemitério de Montemor-o-Novo.

A área bruta de Construção é de 450 m2, implantado num terreno de 15 x 20 m. A lotação deste primeiro projecto é de 168 nichos de decomposição aéróbia e de 126 Ossários também do Sistema DUWE.

O rácio de utilização de espaço (nº de lugares de inumação / área de implantação) é de 1 lugar de inumação / 0,56 m2.

Localização: Vila Franca de Xira Arquitectura e Paisagismo Teresa Teixeira e Carlos Fazenda Fundações e Fundações e Estruturas João Barrento da Costa Águas e Esgotos João Barrento da Costa Electricidade Ruben Sobral





Sem comentários:

Enviar um comentário