terça-feira, 20 de abril de 2010

Ampliação do Cemitério de Vialonga, Vila Franca de Xira

Considerou-se que o programa definido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o Projecto de Ampliação do Cemitério Vialonga, visava não só dar resposta imediata à necessidade de novos espaços e soluções de inumação, mas também melhorar as condições de serviço dos cemitérios.

Assim, o desenvolvimento da solução arquitectónica da ampliação de cemitério baseou-se, na utilização de processos de inumação em edifícios de nichos alveolares de betão armado, patenteados, do tipo DUWE ,conforme foi definido no programa de concurso.

Os critérios essenciais que estruturaram a solução arquitectónica assentam nos seguintes princípios:

a) Desenvolver uma solução arquitectónica de qualidade, tendo como preocupação, minimizar futuros encargos de manutenção e de exploração.

b) Implantar os volumes dos módulos de forma a equilibrar a relação entre a área de circulação, a área de implantação da construção e a sua relação com o existente.

c) Estruturar a intervenção a partir de uma solução de criação de plataformas, com percursos de ligações ao existente, de forma a conseguir a continuidade de percursos.

No terreno de forte inclinação topográfica, a implantação dos edifícios de inumação extram–terram, foi efectuada em 3 plataformas, que abrigam os edifício, as zonas de estar e ainda as zonas ajardinadas sob as coberturas dos edifícios da plataforma imediatamente inferior.

O acesso à zona de ampliação, foi executado através da continuidade de dois caminhos existentes:

Assim, acesso à plataforma intermédia faz por uma nova escadaria larga que une as três as plataformas propostas.

A existência de inúmeras barreiras arquitectónicas existentes no cemitério, condicionava o acesso à zona de ampliação de utilizadores com mobilidade condicionada. Pelo que, de acordo com o estabelecido em reuniões efectuadas com os técnicos da Câmara, foi decidido que numa segunda fase de ampliação, seriam executadas um conjunto de rampas que possam servir o actual cemitério e também os acessos às novas zonas de ampliação.

No terreno foi realizado um trabalho de movimento geral de terras para a criação das plataformas de implantação dos edifícios, à qual se seguiu a realização dos muros de betão armado, em toda a extensão dos edifícios, para suporte das terras e plataformas superiores.

As três plataformas compoêm-se por um total de 153 nichos de inumação e de 90 ossários.

Na elaboração do projecto de arranjos extriores foi dado relevo à prossecução dos objectivos enunciados em concurso, dotando os espaços exteriores com um desenho claramente vinculado aos princípios funcionais e estéticos da solução arquitectónica.

Procurou-se que o espaço exterior preenchesse os requisitos extremamente exigentes de uma utilização intensa, com baixos custos de construção, níveis muito reduzidos de manutenção, o que, naturalmente conduz a soluções em que a presença de inertes como revestimento será preponderante, procurando-se a organização do espaço exterior, através dos diferentes tipos de revestimento escolhidos, da utilização de arborização e do mobiliário.










Localização: Vila Franca de Xira Arquitectura e Paisagismo Carlos Fazenda e Teresa Teixeira Fundações e Estruturas João Barrento da Costa Aguas e Esgotos João Barrento da Costa Electricidade Ruben Sobral Construtor Paulo e Filhos, Lda

Sem comentários:

Enviar um comentário