quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ampliação do Cemitério de Vila Franca de Xira, 4ª Fase

A solução arquitectónica proposta insere-se dentro da mesma filosofia de intervenção da 1ª, 2ª e 3ª Fases de Ampliação utilizando-se edifícios de nichos alveolares de decomposição aeróbia e ossários, ambos do sistema tipo DUWE.


Definiu-se, assim que a solução deveria ser maximizada em termos de aproveitamento do espaço para a instalação do maior número de nichos de decomposição e número de ossários.


A solução arquitectónica apresentada responde a todas as premissas sem sacrificar a escala do lugar e melhorando a qualidade espacial e apresenta-se como ponto de partida para a beneficiação dos talhões contínuos

A solução nasce de uma evolução projectual, em que a ideia principal se traduziu no mimetismo arquitectónico deixando apenas o silêncio dos muros brancos escadeados como elementos visíveis do Largo existente junto à Estrada Nacional nº 1.


A composição arquitectónica vira-se assim para o interior formando alamedas horizontais em parterres desnivelados, ligados entre si por um corredor de escadas, na continuidade da existente.


A implantação da solução, responde à maximização desejada e geometricamente, à possível, na condição de respeitar a cota de chegada da escadaria existente e de ligação com a escadarias para os talhão vizinhos,



Com esta condição geométrica e com a largura mínima para os edifícios de decomposição aeróbia de 3,20 m, o espaço vazio de largura para as alamedas é de 2,94m.


Cada uma das alamedas tem no seu percurso duas frentes de edifício, uma de nichos de inumação e outra de ossários respectivamente à esquerda e à direita. Os ossários estão sobre os nichos da plataforma imediatamente superior.


Cada uma das alamedas é rematada com um pequena zona ajardinada, que prevê uma arborização estudada de modo a fazer barreira visual para Sul.



Por último a plataforma mais elevada é definida como uma praça e abriga no alinhamento da escadaria uma instalação técnica dos serviços do cemitério. O espaço central dessa praça terá uma zona de drenagem arborizada. A iluminação e a ventilação desse espaço far-se-á através de uma clarabóia na cobertura.









Localização: Vila Franca de Xira Arquitectura e Paisagismo Carlos Fazenda e Teresa Teixeira Fundações e Estruturas João Barrento da Costa Aguas e Esgotos João Barrento da Costa Electricidade Ruben Sobral Construtor ACF,Lda









Sem comentários:

Enviar um comentário