quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novo Cemitério da Ribeirinha, Lajes do Pico, Açores

A solução arquitectónica encontrada baseia-se na ideia de percurso que, vencendo algum do desnível do terreno natural, em rampas, se projecta em direcção à vista sobre o mar e a ilha de S. Jorge.

O projecto desenvolve-se no que poderíamos chamar de três momentos distintos: a entrada, ao nível da Rua da Igreja, a plataforma inferior onde se encontram os nichos de inumação e ossários e, finalmente, ao mesmo nível do anterior, o espaço dedicado à ultima missa.

É assumida uma geometria rectilínea, de grande simplicidade, não dando ao objecto arquitectónico demasiado relevo em relação ao meio envolvente. É aliás, exemplo disso, a intenção de revestir os muros com pedra da região.


A solução de muros altos de pedra permite não só a compartimentação de espaços como também ser a barreira visual que faça com que não haja vista das casas vizinhas para a zona fúnebre.

Localização: Ribeirinha, Pico, Açores Arquitectura e Paisagismo Carlos Fazenda Fundaçoes e Estruturas Planear, Lda Aguas e Esgotos Planear Electricidade Ruben Sobral




1 comentário:

  1. ola carlos. me chamo camila. entrei em seu blog e achei interessantissimo ainda mais sabendo que é o meu tema de monografia. faço arqutietura e estou me formando. poderia pedir um contato mais direto seu? como um email para trocarmos informaçoes? desde já agradeço. Camila

    ResponderEliminar